terça-feira, 27 de setembro de 2011

PIBID - Geografia da Unifal-MG realiza trabalho em escola

O desejo é uma árvore com folhas;
a esperança, uma árvore com flores;
o prazer, árvore com frutos.
Guilherme Massien


Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. Essenciais para a vida as árvores não só reproduzem beleza cênica, como mantêm a umidade do ar e, além disso, contribuem diretamente para a queda dos índices de CO2 através do processo de assimilação do gás carbônico. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas, das margens dos rios, mantêm o clima local menos brando e entre outros benefícios.

Figura 1: Alunos do sétimo ano apresentando suas pesquisas referentes ao pé de  acerola e a muda a ser plantada.

Diante da importância das árvores para a manutenção da vida no planeta, os alunos da Escola Estadual Samuel Engel realizaram pesquisas sobre as características de cada espécie de árvores frutíferas, sua função ao meio ambiente e depois foram feitosos plantios de mudas nos terrenos vazios próximos ao pátio da escola.

Cada turma ficou representada com uma espécie frutífera e as pesquisas realizadas por eles foram apresentadas por meio de cartolinas, que foram afixadas aos corredores do colégio.






Figura 2: Bolsistas do PIBID - Geografia, Wesley F. Militani à esquerda e Dênis O. Rodrigues à direita, auxiliando os alunos nos plantios de acerola e banana.


O planejamento e organização foi feito pela direção, coordenação pedagógica  e professores da escola. O plantio contou com o auxílio dos bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – Geografia/MEC/Unifal, sendo feitas palestras para os alunos e orientação técnica, representando um momento de aproximação prática aos temas conectados ao meio ambiente trabalhados em sala de aula.


Figura 3: Conclusão do plantio de mexerica pelos alunos do sexto ano realizado em conjunto com os bolsistas do PIBID – Geografia. Na foto estão presentes, da esquerda para a direita, Wesley F. Militani, alunos do sétimo ano, Pedro Reato e Luisa Daher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário