PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

O PIBID é um Programa promovido pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Brasil, que visa incentivar a formação de professores e promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, baseados na articulação integrada dos sistemas de Ensino Superior Federal com o da Educação Básica pública, numa relação que beneficie ambas as partes.

Sobre o PIBID- Geografia
O PIBID da Geografia da Unifal - GeoPIBID, através de um plano de trabalho propõe o desenvolvimento de atividades que propicie aos alunos do curso
de licenciatura em Geografia, uma maior interação com a realidade da prática escolar.

Nesse sentido, espera-se que os discentes possam vivenciar experiências que auxiliem o entendimento do funcionamento e da realidade escolar e em escolhas futuras relacionadas às metodologias a serem utilizadas em sala de aula e no relacionamento professor-aluno. Pretende-se assim, que este projeto possa intervir, de modo decisivo, na melhoria da formação dos licenciandos, e conseqüentemente na melhoria da qualidade da educação básica, em especial, do ensino fundamental II e médio.

Mediante as atividades propostas e os objetivos do PIBID espera-se durante o projeto e ao seu final, incentivar, enriquecer e valorizar o processo de formação de professores no âmbito do curso de Geografia da UNIFAL. Através dos conhecimentos adquiridos dessa relação entre escola e universidade espera-se agregar experiências que melhorem a formação dos futuros docentes, por meio, de discussões que visem adequar o projeto pedagógico do curso à realidade local e regional.

As atividades propostas levarão discussões ao ambiente escolar que auxiliarão no aprofundamento a temas inerentes ao ensino fundamental e médio, propiciando a melhoria do ensino de geografia na escola. Com isso,
espera-se contribuir no processo de melhoria na qualidade do ensino na escola, motivação dos professores e elevação do IDEB da escola.

Compreendemos que os benefícios serão tanto para a universidade que cumprirá o seu papel de agente de transformação social e a escola que servirá como um ambiente de formação para a cidadania. Essa parceria proposta através do PIBID preenche uma lacuna que separava a universidade da realidade escolar do ensino básico, pois formava-se professores que tinham um contato mínimo através dos estágios, que são insuficientes para contextualizar os alunos na realidade prática escolar. Espera-se que esse incentivo favoreça todo o processo de formação de professores do curso de Geografia, bem como, todas as demais licenciaturas atendidas pelo PIBID na UNIFAL.