quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bolsistas do PIBID Geografia da UNIFAL-MG e alunos de escola estadual de Alfenas realizam visita técnica à empresa Vale


Caminhão de Transporte de Minério - empresa Vale


No dia, 22/06/2012, bolsistas do PIBID Geografia da UNIFAL-MG e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Samuel Engel realizaram visita técnica à Companhia Vale - Complexo Minerador de Itabira-MG, e no Aquário da Bacia do Rio São Francisco, em Belo Horizonte-MG.

A atividade fez parte da premiação do Concurso Cultural sobre Sustentabilidade e Economia Verde: Temáticas da RIO+20, desenvolvido pelo PIBID Geografia da universidade, com aproximadamente 210 alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio da escola, dos quais, foram contemplados 35 para participar da visita nas instalações da empresa Vale (antiga Vale do Rio Doce) no Complexo Minerador de Itabira, na região central de Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer as atividades de produção mineral e as ações socioambientais da empresa.

Em complemento, o grupo visitou também o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado no Zoológico de Belo Horizonte-MG. Esse ambiente foi idealizado visando promover a conservação da vida aquática do "Velho Chico", por meio de exibições dos ecossistemas e de sua interpretação, educação e pesquisa. Ocupando uma área de aproximadamente 3 mil m², em dois pavimentos, o Aquário, considerado o maior aquário temático de água doce do país, e o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco, é gerenciado pela Fundação Zoobotânica (Prefeitura de Belo Horizonte). O Velho Chico, também chamado Rio da Integração Nacional, nasce na Serra da Canastra, em Minas, e corta outros quatro Estados: Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

O projeto buscou despertar a consciência cidadã nos alunos da escola, envolvidos direta ou indiretamente, bem como levantar, discutir e propor ações de intervenção referentes aos problemas socioambientais no âmbito do município de Alfenas, com o intuito de sugerir projetos de intervenção que tenham como base o desenvolvimento sustentável.

A fase seguinte será a formatação das sugestões dos alunos em forma de planos de ação e projetos, que serão entregues ao Executivo Municipal e à Câmara dos Vereadores para que as normatizações sobre o crescimento econômico e o ordenamento do território urbano possam levar em consideração a sustentabilidade.

A visita técnica foi desenvolvida com recursos do PIBID/CAPES e apoio do Supermercado Pinheiros.

Mais informações sobre o concurso cultural e as ações do PIBID Geografia/UNIFAL-MG, acesse:http://www.unifal-mg.edu.br/geografia/?q=pibidgeografia
http://geopibidunifal.blogspot.com.br/
 
Fonte: www.unifal-mg.edu.br

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