quarta-feira, 3 de abril de 2013

Copa das Confederações e a Geografia do Espaço Mundial


O PIBID – GEOGRAFIA, realiza no mês de Março de 2013 o projeto intitulado “Copa das Confederações e a Geografia do Espaço Mundial” com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas-MG. O projeto tem como objetivo discutir os aspectos geográficos e o contexto sócio-espacial de cada país que participará da Copa das Confederações 2013. A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. Terá a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais, além do Brasil, país-sede. Contará com a participação de quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai. Além de: México, Tahiti, Japão e Nigéria. (Fonte: http://pt.fifa.com/confederationscup/index.html)

O projeto será desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e 1º Ano do Ensino Médio (EM), sendo cinco turmas do nono ano (EF) e quatro turmas do primeiro ano (EM), totalizando aproximadamente 320 alunos. As turmas foram divididas de forma que ficassem responsáveis por um país, com exceção do Brasil, no qual, duas turmas serão responsáveis pela pesquisa. O projeto consiste no levantamento sobre os aspectos do meio natural, socioeconômico e demográfico dos países. Cada turma deverá apresentar os resultados em forma exposição temática sobre o país de sua responsabilidade, que acontecerá no dia 18 de Abril de 2013 nas dependências da escola. Além das apresentações, as turmas participarão de um torneio de futebol de salão simulando a copa das confederações, na qual, cada turma representará o seu país. 

TEMAS A SEREM ABORDADOS SOBRE CADA PAÍS: 
  1. Aspectos Gerais: bandeira, moeda, histórico sobre a fundação do país (considerando a colonização e a emancipação como país independente, etc.), localização em relação aos continentes, IDH, entre outros fatores.
  1. Meio Natural: Aspectos sobre o meio físico (solo, geologia, relevo, vegetação) e biológico (biomas, ecossistemas principais, etc.). Problemas Ambientais: degradação ambiental, espécies em extinção, etc. Unidades de Conservação e Áreas e Ações de Preservação Ambiental no País.
  1. Recursos Naturais e a Sustentabilidade: Principais recursos naturais explorados (distribuição no país, potencial atual e futuro da exploração, etc.). Ações e Projetos relacionados a Sustentabilidade (Uso Sustentável dos Recursos Naturais).
  1. Atividades Econômicas: Potencial e Vocação Econômica (agrícola, industrial, comércio, turismo, etc... – setor primário, secundário e terciário).
  1. População: Estrutura demográfica, perfil da população, densidade populacional, diversidade étnica, etc.
  1. Condições Sociais: IDH, Indicadores Sociais (pobreza, riqueza, desigualdade, educação, saúde, etc.), Objetvos/Metas de Desenvolvimento do Milênio para o País.
PESQUISA E EXPOSIÇÃO TEMÁTICA

Os levantamentos estão sendo realizados com o auxílio dos professores de Geografia da escola e dos bolsistas do PIBID Geografia, que estão utilizando o horário do contra-turno para auxiliar nas pesquisas e no reforço escolar direcionado para os temas abordados. Cada turma fará a apresentação da sua pesquisa através de banners, maquetes, cartazes e outros materiais didáticos (maquetes, artefatos culturais, etc.).

Essa atividade visa não somente compreender o contexto sociocultural, econômico e ambiental dos países, mas também auxiliar os alunos da escola a desenvolver suas habilidades e competências através do trabalho em grupo e dos processos de investigação científica, pois os alunos são orientados e motivados a se organizarem em forma de grupos temáticos, que deverão fazer suas pesquisas referente a cada tema sobre o país, bem como, se organizarem para a exposição conjunta e estruturada de todos temas no dia da exposição, que acontecerá no dia 18/04 (5ª feira). Cada turma terá que montar na sala o resultado da pesquisa realizada sobre o país, na qual, deverão apresentar aquela nação de forma lúdica e interativa, simulando uma imersão ao país pesquisado.

Os alunos dos ensino médio da escola visitarão cada nação (sala) e uma comissão avaliadora escolherá o sala que melhor se organizou e apresentou os resultados através da exposição.


Além da exposição, no dia 19/04 (6ª feira) será realizado um torneio de Futebol de Salão entre as turmas participantes, simulando a copa da confederações.




Um comentário: